Blog do Departamento de Juventude da Aliança Evangélica Portuguesa

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Testemunho pessoal / Mission-net

“ Olá! Chamo-me Filipe Balé, tenho 30 anos, sou Português, vivo nos arredores de Lisboa e sou membro da Assembleia de Deus de Algés.
Quando decidi, em Novembro de 2008, ir ao Mission Net eu não fazia a mínima ideia do que Deus ia fazer na minha vida durante o congresso. Antes de ir, já sabia que ia ser voluntário na equipa da cozinha, porque queria ver os 2 lados do congresso, da parte dos voluntários e dos participantes.
Cheguei a Oldenburg (no Norte da Alemanha, a 50 minutos de Bremen) com o resto dos portugueses na quarta-feira 8 de Abril de 2009. Nesta altura comecei a ficar nervoso por algumas razões: estava num país diferente, muito longe de casa, estava ao pé de pessoas de muitas nações e estava a ficar inquieto com o trabalho que tinha de fazer. Foi uma sensação estranha ter de conviver com elas sem as conhecer primeiro. Estas mudanças estavam a acontecer tão depressa… Num momento estávamos a chegar ao congresso e 1 hora depois estávamos dentro do pavilhão onde já estava a decorrer o Mission Net.
O 1º culto nocturno foi espectacular, gozei cada minuto! Ver e ouvir tantos jovens, como eu, a cantar Santo, Santo, Santo (da música “Desperta o meu coração”) ao mesmo tempo e na nossa própria língua foi uma experiência poderosa. Foi um dos melhores momentos de louvor e adoração que eu já tive na minha vida com Cristo (sou Cristão desde o princípio de Março de 1998).
De dia 8 (quinta) a 12 (domingo de Páscoa) tive turnos na cozinha. Depois de me habituar às rotinas de trabalho fiquei mais tranquilo. Foi uma grande honra e privilégio servir, louvar e adorar Deus servindo o pequeno-almoço e almoço a tantas pessoas de diferentes nações; dizendo “bom apetite” em Português, Inglês, Francês e Alemão; limpando milhares de pratos, garfos, facas e colheres; limpando a área de refeições. Foi difícil mas fi-lo com alegria!
Tive um encontro com Deus em todas os cultos de manhã e à noite. Fui a alguns dos grupos familiares e apenas a 2 seminários, porque estava muito cansado, devido ao trabalho que tinha de fazer na cozinha. Não tenho palavras suficientes para descrever o que o Mission Net significou para mim. Deus usou tantos momentos de louvor, adoração, orações, versículos da Bíblia, pregações e pessoas para tocar o meu coração. Transformou-me a partir do interior. Sinto-me um indivíduo e Cristão melhor. Estou mais perto de Deus e deixei-O falar comigo e ouvi a Sua voz.
Deus falou comigo algumas coisas: tenho limitações e lutas. Não é errado tê-las na minha vida. O que me diferencia das pessoas à minha volta é o que faço com elas. Tenho de deixar Deus trabalhar na minha vida para que elas sejam transformadas em algo bom para mim. Tenho de acreditar nas pessoas que são positivas para mim, que me amam, que cuidam de mim, que me ajudam a ser uma pessoa melhor e me aceitam exactamente como sou. Depois o nosso Deus Todo-poderoso confirmou que Ele é superior e mais Forte que qualquer luta que eu tenho. Ele é Poderoso para transformar a minha maior fraqueza na minha maior força. As nossas limitações levam-nos a fazer coisas maravilhosas. Se, por algum motivo, não acreditarmos que não conseguimos ultrapassar um determinado obstáculo, temos de nos lembrar que tudo é possível ao que crê!
Conforme I João 5:14, 15, se nós pormos a nossa confiança em Deus e pedirmos alguma coisa de acordo com a Sua vontade, Ele vai-nos ouvir. Eu tenho 2 sonhos, que sei que vêm do Senhor: ser enfermeiro (espero começar a tirar o curso a partir de 2011) e cantar pelo mundo inteiro com coros de gospel em hospitais e prisões, para que as pessoas sejam curadas, as suas necessidades sejam supridas e ver as suas vidas rendidas a Cristo. Eu também quero orar por elas e evangelizá-las através da música. Deus confirmou-me que vai encaminhar as pessoas certas para me apoiarem e ajudarem a alcançar os meus sonhos!
No último culto, domingo de Páscoa à noite, os staffs e voluntários da cozinha e bares, como eu, participaram num desfile dentro do pavilhão onde estava a decorrer o congresso. Antes de começarmos a marchar, algumas pessoas agradeceram-nos e oraram por nós, incluindo o nosso chefe. Foi um momento muito especial. Foi engraçado ver e ouvir milhares de pessoas (o pavilhão tinha lotação quase esgotada) a aplaudir e a agradecerem-nos pelo trabalho que tínhamos feito.
Eu agradeço, do fundo do coração, a todas as pessoas que tornaram possível este Mission Net maravilhoso, especialmente o Carlos Martinez (um mimo excelente), Judy Bailey, a equipa de dramas e, em particular, à Evi Rodemann, Andy Juliff e o casal de tradutores pelo seu extraordinário e notável trabalho. Foi uma grande honra e privilégio servir lado a lado com o staff e os meus colegas voluntários na cozinha e salão de refeições. Eles são todos especiais, importantes e valiosos. Todos nós fomos muito abençoados e recompensados por Deus! Agradeço a todas as pessoas, incluindo o resto da delegação portuguesa por me terem feito sentir que estava na minha própria casa. Deus os abençoe muito! “