Blog do Departamento de Juventude da Aliança Evangélica Portuguesa

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Economia e a juventude cristã

E nós cristãos evangélicos, jovens, interessados naquilo que nos rodeia, no mundo...
O que dizemos a isto tudo?
Temos uma opinião? Acreditamos no capitalismo? Liberalismo? Socialismo? Comunismo? ...
Temos fé e esperança?
Qual o futuro que nos reserva?

Hoje o primeiro ministro de Itália, o Silvio Berlusconi sugeriu o fecho das bolsas por 2 ou 3 anos, tempo indeterminado. Angela Merkl decidiu disponibilizar 500 mil milhões de euros à banca alemã! Portugal disponibiliza 50 mil milhões de euros. O nosso primeiro ministro garante que os objectivos do défice para 2009 serão repensados. Já não será 2%!

E nós? Reagimos a isto? Ou somos levados pela onda?
Agarramos oportunidades e tentamos evangelizar com todas as nossas forças? Ou tentamos ajudar quem nos rodeia, e quem mais precisa? Ou limitamo-nos a ler e a ouvir os comentários que nos circundam constantemente? (confesso que este último é o meu erro muitas vezes!)

Acredito que é tempo de levar uma mensagem de esperança e de ânimo. Não de esperança na nossa economia, mas uma mensagem de esperança na vida, na alegria, no dia a dia. O desespero e o pânico que podem estar a chegar, ou não, de pouco podem valer.
Devemos aproveitar as oportunidades para evangelizar, mas sem dúvida que ninguém nos ouve quando o estômago está vazio. Há pessoas que têm a cabeça e o coração centrados na economia, no desastre que se aproxima, e temos que estar actualizados, não viver aliados de tudo isto e perceber (quiçá até explicar a quem nos rodeia), o porquê e o como de tudo isto... Se existirem algumas respostas...

Pela assessoria de juventude da aliança evangélica
Luís Calaim